quarta-feira, 20 de maio de 2009

Tratado de Liligrafia

Olá amigos leitores!

O curta metragem escolhido essa semana foi o Tratado de Liligrafia, com direção de Frederico Pinto, produção da Armazém de Imagens e produção executiva da Okna Produções. Também foi feito dentro do projeto Curta Criança do Ministério da Cultura.

O filme coloca em voga questões como a cena do imaginário e o lúdico, ilustrando cada vez mais o ensejo da realidade que paira o pequeno grande universo da menina Lili, interpretada pela atriz Carol Guedes, que de maneira enigmática é estimulada pelo seu avô interpretado por Luiz Paulo Vaconcellos.
Fantasias, gírias e seus congêneres, são presença certa nesta trama. O “eu literário” é também um forte aliado aos adoradores de um roteiro poético. Em algumas passagens do curta as poesias se cruzam com cenas do filme, deixando claro e evidente a linguagem que o diretor busca passar aos telespectadores. No âmbito técnico, o filme conta com uma grande divergência de cores e bastante luminosidade, fazendo alusão à vida e também, à esperança, requisito básico para delinear o mundo ao qual a personagem infantil e protagonista vivencia.

Vale a pena conferir!



Precisamos avisar que o filme não está disponível para assistir na Internet e em nenhum outro lugar. Um DVD com o vídeo foi dado a nós mediante a não publicação de tal em nenhum veículo de comunicação. Isso porque o curta está em fase de distribuição em festivais ainda, e o fato de estar disponível em sites como o Youtube tiram o ineditismo do filme, condição primordial para a seleção em muitos festivais. Depois que tiver percorrido o circuito dos festivais e também o processo de venda em outras mídias, televisão e sites como o Porta-Curtas, ele será disponibilizado com acesso gratuito.


Abaixo algumas informações técnicas sobre o Tratado de Liligrafia:

Elenco: Carol Guedes, Luiz Paulo Vasconcellos, Nadya Mendes, Clemente Viscaíno
Direção e Roteiro: Frederico Pinto
Assistente de Direção: Janaína Fischer
Produção: Aletéia Selonk
Produção Executiva: Aletéia Selonk e Camila Gonzatto
Direção de Produção: Jéssica Luz
Direção de Fotografia: Maurício Borges de Medeiros
Direção de Arte: Luiz Roque
Figurino: Carolina Sudati
Técnica de Som: Gabriela Bervian
Edição de som: Cristian Vaiz e Tiago Bello
Montagem: Kiko Ferraz
Ano: 2008
Duração: 13 min
Gênero: Infantil
Formato: HD/Beta Digital
Financiamento: Edital para Produção de Curtas-Metragens Infantis do Ministério da Cultura

Exibição em festivais:
- 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
- 5º Festival do Cinema de Arte de Salvador
- Mostrinha Curta Criança do Festival de Tiradentes

Exibição em televisão:
- Programa Curtas Gaúchos - RBSTV



Já que não podemos exibir para nossos leitores, entrevistamos a produtora do Tratado de Liligrafia, diretora da Okna Produções e professora do curso de Produção Audiovisual da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos), Aletéia Selonk, para entender um pouco como funcionou a produção do filme e sua opinião sobre o curta metragem em questão.

O curta Tratado de Liligrafia é uma obra inspiradora. Sua protagonista se depara com o mundo da poesia. Este, é apresentado a ela pelo seu avô. E aí, a imaginação, a poesia, a importância das relações familiares aparecem como temáticas. Além disso, o filme apresenta Mario Quintana não só para a protagonista do filme, mas para o público infantil.
A produtora Armazém de Imagens ganhou o edital do MINC para produzir o projeto. Até então, eles tinham o roteiro e as principais concepções artísticas do projeto. Para iniciar a pré-produção do projeto eles procuraram a Okna, pois queriam ter uma produtora capaz de gerir os recursos e de organizar o processo de realização do filme. A pré-produção durou dois meses e as gravações 4 diárias. Depois disso, estivemos envolvidos com a pós-produção por mais dois meses.
Periodicamente o MINC abre as inscrições para este edital que já vem acontecendo há alguns anos. Os filmes são exibidos pela TV Brasil, o que garante visibilidade ao projeto e o encontro com o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário