Muitas pessoas não percebem a importância da estreita relação entre cinema e jornalismo. Para muitos o óbvio é o menos visível.
O cinema está ligado ao jornalismo através de sua parte técnica. O que possibilita, entre outros, a formação de profissionais capazes de atuar em áreas como a produção e os bastidores de um telejornal.
Saber lidar com questões de áudio e vídeo, como são ensinados na cadeira de Cinema II na Famecos, também é fundamental para trabalhar com jornalismo on-line.
Sem deixar de lembrar que atuar nas produções ajuda a desinibir e preparar melhores profissionais para todos os tipos de veículos que o jornalismo possui.
A cadeira de Cinema II da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS visa aplicar todos esses propósitos de forma prática nos alunos do 5º semestre do curso de jornalismo.
Buscando melhor entender a relação entre cinema e jornalismo, procuramos o professor e cineasta Gustavo Spolidoro, que ficou muito feliz em ceder uma entrevista para o pessoal do blog Curtam os Curtas.
Durante a entrevista Spolidoro sugeriu e comentou dois curtas para os leitores do blog.
O primeiro curta chama-se O perdido, gravado no cemitério São Miguel e Almas. Com participação de Bruno Bazzo, do programa VidAnormal.
O segundo curta, A cor do dia, trata da rotina excêntrica de um rapaz que não sai de casa sem olhar seu horóscopo e conferir qual a cor para cada dia da semana.
Ainda sobre a relação cinema/jornalismo, conversamos com a professora e coordenadora do curso de jornalismo da Famecos, Cristiane Finger
Prepare a pipoca e bom divertimento!
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário